Quando falamos em depilação a laser, muitas pessoas ainda associam o método a tratamentos femininos. Entretanto, a técnica tem sido cada vez mais procurada pelos homens, especialmente para depilação a laser de barba.
Por crescerem rápido e cobrirem boa parte da região do rosto, os pelos da barba são um pouco mais difíceis de serem removidos, parcialmente ou por completo. Ao fazer a barba a laser, o homem pode deixá-la desenhada e ajustada ao formato do rosto de forma prática e duradoura.
Neste conteúdo, vamos tirar as principais dúvidas em relação a esse procedimento: como o laser consegue remover os pelos? Quem pode fazer o tratamento? A barba a laser é definitiva? Continue a leitura e confira as respostas.
Como funciona o laser sobre os pelos da barba?
A depilação a laser, também conhecida como depilação com luz pulsada, destrói os pelos e ataca a melanina, removendo o folículo piloso por completo, queimando a raiz e impossibilitando o crescimento dos fios por um longo tempo.
O laser emite ondas de calor que conseguem identificar os folículos por serem pontos mais escuros em relação ao tom de pele e, por isso, fios brancos não são reconhecidos pela luz do aparelho de laser.
Depois que o laser entra em contato com a pele, os pelos começam a enfraquecer Cerca de duas semanas depois da sessão, eles ficam soltos e caem.
Para que o resultado seja mais efetivo, é indicado que seja, no mínimo, 10 sessões de laser na barba, com intervalos pré-definidos pelo profissional responsável pelo tratamento.
Como se preparar para a depilação a laser da barba?
O procedimento de depilação a laser na barba não é invasivo e, portanto, não existem muitas restrições para fazer a preparação para as sessões – além de realizar uma consulta prévia e seguir as orientações do profissional, claro.
Entretanto, para potencializar os resultados da depilação a laser no rosto masculino, é importante que sejam seguidas algumas recomendações, como evitar exposição ao sol nos 15 dias que antecedem o processo e aparar os pelos com lâmina dois dias antes da sessão.
Durante o tratamento, é interessante evitar qualquer método que arranque a raiz dos pelos, como as depilações com cera ou pinça.
Por que fazer depilação a laser na barba?
As técnicas de tratamento a laser estão cada vez mais modernas, permitindo que o tratamento seja rápido, eficaz, seguro, praticamente indolor e compatível com diferentes tipos de pele.
Dentre outros benefícios da depilação a laser, estão o realce do formato do rosto, a prevenção de manchas, a redução da irritação e dos danos causados na pele. Diferentemente de outros métodos que arrancam os pelos pela raiz, o laser não danifica a região.
As depilações com lâminas, barbeadores, cera ou cremes depilatórios, além de poderem causar feridas, alergias e pelos encravados na face, faz com o homem que não quer deixar a barba crescer tenha que assumir o compromisso de aparar a barba com bastante frequência.
Um outro motivo para fazer depilação a laser na barba sai um pouco do âmbito estético e entra nas causas ambientais. Ao eliminar a necessidade de depilação frequente, o método permite a diminuição do volume de lixo que seria descartado após o fim da vida útil das lâminas.
Quem pode fazer a barba a laser?
Por identificar os folículos através da diferença de cor entre a pele e o pelo, o procedimento tende a ser mais eficaz em peles mais claras, com pelos escuros.
Para evitar o aparecimento de manchas, pessoas com peles morenas e negras devem consultar um dermatologista antes de investirem no método.
Barbas brancas, ruivas e loiras costumam não ser reconhecidas pelo laser, e somente uma avaliação profissional pode indicar o melhor tratamento, nestes casos.
Cuidados que você deve ter depois da depilação a laser na barba?
Apesar de não ser uma depilação agressiva, ela atinge camadas mais profundas da epiderme e, por isso, devem ser tomados alguns cuidados após as sessões de laser.
Use protetor solar diariamente, mesmo que o tempo esteja nublado. Ao sair de cada sessão, redobre a proteção contra o sol. Se possível, use boné ou chapéu.
Antes de dormir, lave o rosto de forma suave e aplique um creme hidratante. Procure evitar a transpiração no local tratado e, para isso, utilize roupas leves e confortáveis.
Quais são os resultados da depilação a laser na barba?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que resultados variam de paciente para paciente, dependendo da quantidade e da cor dos pelos, do ciclo de crescimento dos fios e da frequência com que as sessões são realizadas.
Independentemente do tratamento, seja depilação a laser da faixa de barba ou de qualquer outra região do corpo, a remoção dos pelos não é definitiva. Por mais que o procedimento seja eficaz, os hormônios produzidos pelo próprio corpo alteram o crescimento dos pelos.
No final do tratamento, ainda podem nascer alguns pelos, em quantidades muito menores e com textura bem mais fina. De forma geral, depois de feitas as 10 sessões, a redução dos pelos pode chegar a 90%.
O ideal é que seja feita ao menos uma sessão de manutenção por ano, evitando o aparecimento de novos pelos.
Como fazer sua depilação no Pello Menos
Além de ser um tratamento muito eficiente para remoção de pelos, a depilação a laser na barba faz com que a pele fique mais clara, sem as manchas que aparecem na retirada dos pelos com lâmina ou cera.
As diferenças entre o antes e depois da depilação do laser na barba são nítidas, e a grande maioria dos homens que investem no método ficam satisfeitos.
Se você quer ter uma pele lisinha, de maneira saudável, com um ótimo custo-benefício? Entre em contato com a Pello Menos! Saiba tudo sobre os serviços de depilação masculina e desfrute dos benefícios do laser.