Os cuidados com a pele no verão devem ser seguidos à risca, afinal, as altas temperaturas e o contato mais frequente com praia e piscina podem ser muito prejudiciais para a pele do corpo e rosto.
Portanto, é muito importante se proteger para evitar os efeitos negativos da exposição ao sol, mar e piscina. Para ajudar na prevenção, trouxemos algumas dicas de cuidados com a pele no verão. Continue lendo!
Quais são os efeitos negativos do mar e da piscina para a pele?
Provavelmente, você já notou que sua pele ficou ressecada depois de um dia de praia ou piscina, não é mesmo?
Por mais que o sol seja visto como o grande vilão da pele, ele não age sozinho! Esse ressecamento é causado pelo contato prolongado com o sal da água do mar e com o cloro da piscina, que diminui a barreira de proteção da pele e afeta a hidratação cutânea.
A quantidade exagerada de sais e cloros nessas águas pode causar, além de ressecamento, irritação, coceira e descamação da pele. Sem contar que esses lugares propiciam a propagação de infecções, provocadas por fungos e bactérias presentes na areia.
Mas, CALMA! Não é preciso deixar de frequentar esses locais. Basta adotar alguns métodos de proteção da região cutânea e, dessa forma, curtir o verão com tranquilidade.
Leia também: Depilação no verão: quais os cuidados necessários?
Cuidados com a pele no verão
Veja abaixo algumas boas práticas que devem ser seguidas para você aproveitar o verão, sem deixar de lado os cuidados com a pele.
Atenção ao protetor solar
Você provavelmente já sabe que o uso do protetor solar é fundamental em qualquer dia do ano. É dessa forma que você se protege contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas.
E essa proteção se torna ainda mais imprescindível durante o verão, já que aumenta-se a incidência solar. E ainda mais importante logo após a depilação no verão, por todos os motivos já citados anteriormente.
Portanto, é recomendado um protetor solar em todo o corpo com FPS igual ou superior a 30. Já para a pele do rosto, recomenda-se um produto específico para esta região. Recomenda-se um FPS igual ou superior a 50.
Ah e não se esqueça de ter uma atenção redobrada com a reaplicação do protetor solar ao longo do dia.
Se for se expor diretamente ao sol, reaplicar o produto a cada 2 horas. Se a exposição for indireta aplicar o protetor na parte da manhã e novamente após o almoço.
Tome uma ducha a cada mergulho
Outra dica importante é tomar uma ducha no chuveirão após cada mergulho. Isso porque a água doce ajuda a retirar as impurezas decorrentes do cloro e do sal. E, assim que chegar em casa, é recomendado tomar banho o mais rápido possível, para remover o restante das impurezas e o protetor solar.
Leia também: Peeling no verão: quais são seguros para esta estação?
Mantenha a hidratação da pele e do corpo
Depois de deixar a pele bem limpa, é o momento de hidratá-la bastante. Utilize cremes e óleos corporais leves e não comedogênicos para hidratar e recuperar a barreira cutânea.
Além disso, você não deve se esquecer de ingerir bastante água ao se expor ao sol. Afinal, com o aumento da temperatura nosso corpo transpira mais, logo perde mais água e sais minerais. Por isso, para combater a desidratação beba no mínimo 2 litros de água por dia.
Tenha uma alimentação saudável
A alimentação também tem influência direta na saúde da pele. Isso porque muitos alimentos têm compostos poderosos para a hidratação cutânea.
Olha só alguns alimentos que podem ajudar na elasticidade, hidratação e no rejuvenescimento da pele:
- Castanha-do-pará: é uma oleaginosa que combate a flacidez da pele. Isso porque ela tem em sua composição propriedades que previnem o enrijecimento dos tecidos.
- Salmão: atuam na hidratação e combatem a inflamação da derme. Dessa forma, anulam a aparência de pele seca e acneica.
- Linhaça: é uma fonte rica em ômega 3, que também contribui com a aparência de uma pele mais saudável e jovial.
- Acerola, goiaba e kiwi: são ricas em vitamina C e, por isso, agem como antioxidante ao proporcionar um efeito rejuvenescedor à pele.
- Gelatina: é um composto que garante a firmeza e elasticidade da pele. Com isso, dificulta o surgimento de estrias, rugas e linhas de expressão.
- Chá verde: tem como um de seus compostos a catequina que, por sua vez, ajuda a retardar o envelhecimento da derme. Além disso, também age como protetor contra as radiações solares.
Viu como é fácil aproveitar o verão e estar protegida ao mesmo tempo? Com atitudes simples, é possível se refrescar sem se preocupar com o aparecimento de qualquer irritação, ressecamento e afins.
Leia também: Depilação a laser no verão: o que você precisa saber antes de começar