Com a chegada do verão e a consequente elevação das temperaturas, as pessoas tendem a frequentar mais as praias e locais com piscina. Todos sabem que a prática é excelente para refrescar o corpo e suportar os dias de calor. Mas, além dos prós existem também os contras. Um deles é que o contato com a água salgada e o cloro pode ser prejudicial à pele.
Portanto, é muito importante se proteger para evitar os efeitos negativos da exposição ao sol, mar e piscina. Para ajudar na prevenção, trouxemos algumas dicas de cuidados com a pele no verão. Continue lendo!
Efeitos negativos do mar e da piscina
Provavelmente, você já notou que sua pele ficou ressecada depois de um dia de praia ou piscina. Por mais que o sol seja visto como o grande vilão da pele, ele não age sozinho! Esse ressecamento é causado pelo contato prolongado com o sal da água do mar e com o cloro da piscina, que diminui a barreira de proteção da pele e afeta a hidratação cutânea. A quantidade exacerbada de sais e cloros nessas águas pode causar, além de ressecamento, irritação, coceira e descamação da pele. Sem contar que esses lugares propiciam a propagação de infecções, provocadas por fungos e bactérias presentes na areia.
Mas, CALMA! Não é preciso deixar de frequentar esses locais. Basta adotar alguns métodos de proteção da região cutânea e, dessa forma, curtir o verão com tranquilidade. Para te ajudar nessa, dedicamos este espaço para apresentar alguns cuidados com a pele no verão que são essenciais para manter sua hidratação. Veja só:
Cuidados com a pele no verão
Entre todas as dicas de proteção da pele, a principal delas é o uso do filtro solar. Ele protege a pele contra os raios solares, além de hidratar a região. Para manter a proteção, é muito importante reaplicar o produto a cada duas horas.
Outra dica importante é tomar uma ducha no chuveirão após cada mergulho. Isso porque a água doce ajuda a retirar as impurezas decorrentes do cloro e do sal. E, assim que chegar em casa, é recomendado tomar banho o mais rápido possível, para remover o restante das impurezas e o protetor solar.
Depois de deixar a pele bem limpa, é o momento de hidratá-la bastante. Utilize cremes e óleos corporais para hidratar e recuperar a barreira cutânea. Um alerta: evite utilizar esfoliantes. Eles podem tirar a proteção natural da pele e, com isso, aumentar a exposição aos agentes negativos.
Viu como é fácil aproveitar o verão e estar protegida ao mesmo tempo? Com atitudes simples, é possível se refrescar sem se preocupar com o aparecimento de qualquer irritação, ressecamento e afins.