Se voc\u00ea tem interesse em abrir uma franquia, \u00e9 essencial que entenda como \u00e9 a din\u00e2mica de relacionamento entre franqueado e franqueador. Pode-se caracterizar essa como sendo uma rela\u00e7\u00e3o de parceria, em que ambas as partes envolvidas precisam trabalhar juntas para alcan\u00e7ar bons resultados. <\/span><\/p>\n
Logo, \u00e9 fundamental que franqueado e franqueador entendam qual \u00e9 seu papel nessa parceria. No texto a seguir vamos falar um pouco sobre essa rela\u00e7\u00e3o, sua import\u00e2ncia e sobre as responsabilidades de cada parte. Confira! <\/span><\/p>\n
\u00c9 importante que franqueado e franqueador entenda essa parceria como sendo algo em que cada parte precisa contribuir para o sucesso da outra. <\/span><\/p>\n
Afinal, o franqueador depende dos resultados do franqueado, uma vez que seus lucros s\u00e3o proporcionais<\/strong>. E o franqueado precisa do franqueador para atuar com o suporte na administra\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio, assim como para aplicar estrat\u00e9gias de fortalecimento da marca. <\/span><\/p>\n
Portanto, entenda a seguir qual \u00e9 o papel do franqueado e franqueador:<\/span><\/p>\n
\u00c9 o criador da marca e do modelo de neg\u00f3cio que foi replicado. Logo, cabe ao franqueador responsabilidades como: <\/span><\/p>\n
Outro ponto importante do papel do franqueador \u00e9 em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 garantia de padroniza\u00e7\u00e3o das franquias. <\/span><\/p>\n
Ou seja, este deve certificar-se de que o franqueado esteja cumprindo com os requisitos de posicionamento que s\u00e3o caracter\u00edsticos da marca. <\/span><\/p>\n
O franqueado \u00e9 o empreendedor que optou por abrir um modelo de neg\u00f3cio j\u00e1 estruturado. Logo, ele vai precisar seguir determinadas regras na gest\u00e3o deste neg\u00f3cio. <\/span><\/p>\n
Dentre as principais responsabilidades do franqueado est\u00e3o: <\/span><\/p>\n
Afinal, como funciona essa rotina na unidade? Antes de mais nada \u00e9 importante frisar que, para abrir uma franquia voc\u00ea n\u00e3o precisa necessariamente entender do neg\u00f3cio que ir\u00e1 gerir. <\/span><\/p>\n
\u00c9 exatamente este o papel da franqueadora. Ela dever\u00e1 fornecer todo o suporte necess\u00e1rio para que a empresa atinja os resultados almejados. <\/span><\/p>\n
O que isso significa na pr\u00e1tica? Na maioria dos casos h\u00e1 todo um suporte que envolve desde consultorias financeiras, consultoria de campo para auxiliar na padroniza\u00e7\u00e3o da unidade, equipe de SAC para atender \u00e0s d\u00favidas do franqueado, dentre outras funcionalidades.<\/span><\/p>\n
O relacionamento entre franqueado e franqueador envolve determinadas quest\u00f5es burocr\u00e1ticas que s\u00e3o caracter\u00edsticas deste modelo de neg\u00f3cio. <\/span><\/p>\n
E um dos principais pontos dessa rela\u00e7\u00e3o diz respeito ao pagamento de certas taxas. Listamos a seguir quais s\u00e3o os principais termos que voc\u00ea precisa conhecer: <\/span><\/p>\n
\u00c9 um valor \u00fanico estipulado pelo franqueador para que o franqueado possa aderir ao sistema<\/strong>, pago na assinatura do pr\u00e9-contrato ou contrato de franquia. Esta taxa tamb\u00e9m remunera o franqueador pelos servi\u00e7os inicialmente oferecidos ao franqueado.<\/span><\/p>\n
Alguns franqueadores cobram um percentual da <\/span>taxa de franquia<\/span><\/a> no momento da renova\u00e7\u00e3o do contrato.<\/span><\/p>\n
Remunera\u00e7\u00e3o peri\u00f3dica paga pelo franqueado pelo uso da marca e servi\u00e7os prestados pelo franqueador.<\/strong><\/p>\n
Existem v\u00e1rias maneiras de cobrar esta taxa. Algumas redes cobram o royalties sobre o faturamento bruto. Outras incorporam o valor no pre\u00e7o dos produtos. <\/span><\/p>\n
Montante referente \u00e0s taxas de publicidade<\/strong> pagas pelos franqueados e pelas unidades pr\u00f3prias dos franqueadores e que deve ser utilizado para a\u00e7\u00f5es de marketing que beneficiem toda a rede.<\/span><\/p>\n
Em geral, o franqueador \u00e9 o administrador do fundo, mas deve prestar contas peri\u00f3dicas aos franqueados.<\/span><\/p>\n
Tem car\u00e1ter consultivo e \u00e9 constitu\u00eddo pela franqueadora e por um grupo de franqueados principalmente para a administra\u00e7\u00e3o do Fundo de Propaganda<\/strong>.<\/span><\/p>\n
Al\u00e9m das taxas cobradas pela franqueadora que descrevemos acima, o empreendedor deve levar em considera\u00e7\u00e3o os custos operacionais do neg\u00f3cio. <\/span><\/p>\n
Isto \u00e9, referentes a gastos comuns a qualquer neg\u00f3cio, como aluguel, servi\u00e7os de telefone, internet, energia el\u00e9trica, funcion\u00e1rios, contador, dentre outros. <\/strong><\/span><\/p>\n
Antes de abrir o neg\u00f3cio \u00e9 importante colocar todas essas despesas no papel e ponderar sobre a decis\u00e3o a ser tomada.<\/span><\/p>\n
<\/p>\n
Leia mais:<\/b> Franquias em 2020: os melhores setores para investimento<\/span><\/i><\/a><\/p>\n
Campanhas de Marketing para Franquias: como devem ser feitas?<\/span><\/i><\/a><\/p>\n
Gest\u00e3o de franquias para iniciantes: 5 conceitos b\u00e1sicos<\/span><\/i><\/a><\/p>
<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Se voc\u00ea tem interesse em abrir uma franquia, \u00e9 essencial que entenda como \u00e9 a […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":9829,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[14],"tags":[127,26,54,121],"class_list":["post-9828","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-franquias","tag-franqueado-e-franqueador","tag-franquia-de-beleza","tag-franquia-de-depilacao","tag-franquias"],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9828","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=9828"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9828\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":10602,"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/9828\/revisions\/10602"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/9829"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=9828"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=9828"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/pellomenos.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=9828"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}